top of page
  • Foto do escritorCartago Comex

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO NAS IMPORTAÇÕES

Nós temos duas modalidades de importação no Brasil, a de pessoa física (PF) e a de pessoa jurídica (PJ). A Cartago Comex é especialista em importações de PJs, então iremos focar nosso post de hoje nesta modalidade.


Muitas pessoas acreditam que para começar a importar o primeiro passo é tirar o RADAR com a Receita Federal. No entanto, antes mesmo disso, precisamos considerar algumas coisas muito importante, como, por exemplo:


1. Qual é o valor de investimento que eu tenho para importar?

2. Qual é o ramo que estou inserido ou que eu quero trabalhar?

3. Minha empresa tem capacidade financeira e logística para realizar uma importação?



Nós acreditamos que essas são três perguntas fundamentais que precisam ser respondidas para um processo de importação. Muitas pessoas nos procuram perguntando: “quanto eu preciso investir?”. Nossa resposta sempre é a mesma: “depende”.


Há produtos que o capital de investimento é menor, outros maior, outros que precisamos de certificações especiais do Inmetro e da Anvisa, por exemplo, e que podem custar um valor bem alto. Então, é necessário saber quanto que você pode e está disposto a investir para começar a internacionalizar sua empresa.


Isso nos leva à segunda pergunta, cada ramo é diferente. Já trabalhamos com clientes com carrinhos de bebês, pneus agrícolas, acessórios para PETs, partes e peças de maquinários, etc. Cada um desses segmentos tem sua particularidade, não só para importação, mas também para a comercialização no mercado interno. Recebemos muitos clientes que querem importar, mas que ainda não tem um ramo definido de atuação.

Muitas vezes a importação é viável, mas quando lança o produto no mercado interno as expectativas dos clientes não são atendidas. Por isso, nós gostamos sempre de conversar e alinhar bem as expectativas e necessidades de nossos cliente, e entender sobre a empresa e o ramo que ele está inserido.



Este alinhamento é importante para nossa terceira pergunta. Já vimos casos de pessoas que contrataram negociações com fornecedores internacionais, já haviam até mandado fazer uma embalagem exclusiva para o produto e quando chegou na hora de importar não deu certo. Por quê? A empresa era uma MEI que não tinha comprovação de renda financeira, nem o banco nem a corretora de câmbio conseguiam realizar os cadastros para fazer pagamentos internacionais.

O sonho da importação foi interrompido. Por isso, é precisamos ter claro se a empresa consegue realizar os pagamentos internacionais aos fornecedores estrangeiros e nacionais (prestação de serviço, assessoria, despachantes, nacionalização da mercadoria, fretes, etc.) antes de tudo.


Se as respostas forem favoráveis para essas perguntas, daí, sim, podemos partir para o famoso RADAR.

No próximo post, vamos te contar tudo sobre ele. Não perca!


A Cartago Comex ajuda você a pensar nessas questões de antemão. Não queremos que você apenas importe produtos, queremos que você e sua empresa crescem no mercado a partir das importações. Importar parece simples, mas envolve inúmeras questões específicas.


Não fique na dúvida, fale conosco e vamos juntos internacionalizar sua empresa!

Cartago Comex


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

©2020 por Cartago Comex.

bottom of page