top of page
Foto do escritorCartago Comex

VOCÊ SABE O QUE É UMA NCM E PARA QUE ELA SERVE NA IMPORTAÇÃO?


A NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul), é utilizada para classificar um produto dentro do bloco do Mercosul. É com base nela que saberemos as alíquotas de impostos que incidirão na importação e se haverá necessidade de anuência de algum órgão, como INMETRO, ANVISA, ANATEL...


Mas como eu sei qual é a NCM?


Há diversas formas de se descobrir, abaixo algumas opções:


1. Se você já trabalha com o produto e tem notas fiscais dele, você poderá pegar essas notas e buscar o termo “NCM”, você encontrará um código composto por oito dígitos.


2. Solicitar o código HS CODE ao seu fornecedor (HS CODE é também conhecido como Sistema Harmonizado, e se refere aos seis primeiros dígitos da NCM), com esse código, conseguiremos buscar a NCM para finalizar a classificação.


3. Classificar manualmente a NCM por meio das informações técnicas do produto (essa etapa é a mais longa e você poderá classificar dentro do site da Receita Federal do Brasil por meio do Sistema de Tabelas Aduaneiras, clicando aqui.


Como são definidos os oito dígitos da NCM?

Após ter classificado, você poderá consultar os impostos da sua NCM no Simulador do Tratamento Tributário e Administrativo das Importações no site da Receita Federal, clicando aqui.


Pode parecer confuso, mas o nosso time é especialista em realizar a classificação de NCM, então caso você não consiga classificar sozinho, entre em contato com o nosso time e estaremos prontos para te ajudar com o seu projeto.


Informar a NCM correta é uma obrigatoriedade tanto para quem importa quanto para quem comercializa os produtos, então não dê bobeira com a NCM e conte conosco.

138 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page